Engenharia Básica e Detalhada

Engenharia Básica

Um sistema de fornecimento de energia eficiente, confiável e seguro, nasce no projeto básico. Nessa etapa é definida a filosofia de funcionamento, os tipos de equipamentos e materiais que serão utilizados e como será a implantação. Por isso, é a fase mais importante do empreendimento e, se for negligenciada ou realizada de maneira inadequada, acarretará uma série de problemas e dificuldades, tais como gastos adicionais com equipamentos, materiais e mão de obra, perda de confiabilidade do sistema, gastos excessivos com consumo de energia e manutenção durante a operação, além de uma série de inconvenientes.

Nossa equipe de Engenharia faz uma análise crítica do empreendimento do cliente, verificando as diversas alternativas técnicas para propor o sistema mais adequado para cada caso, com alto nível de qualidade, confiabilidade e segurança, dentro do menor custo possível. No quesito custos, além de analisar os gastos para a implantação, avaliamos também os custos de operação, manutenção e consumo de energia. Tomando como base que a vida útil de um sistema elétrico de potência é estimada entre 20 e 30 anos, o custo de operação, manutenção e gastos adicionais com a perda de energia ao longo dos anos, pode ser maior do que o custo da construção do sistema. 

Iniciar da maneira correta faz toda a diferença, pois qualquer mudança durante a execução causa fortes impactos de custo e prazo, além de gerar desgaste em todos os envolvidos no projeto. Tudo isso pode ser evitado com uma engenharia básica feita com critério e competência.

 

 

Engenharia Detalhada

A engenharia detalhada deve iniciar junto com o planejamento, para oferecer todos os subsídios necessários à contratação de fornecedores e execução da obra, dentro das especificações técnicas e normas vigentes. Depois de todo o detalhamento inicial, nossa engenharia caminha junto com obra até a sua finalização, para dar suporte técnico aos envolvidos na execução e elaborar os desenhos certificados e data book para a entrega final do sistema.

Temos profissionais com experiência e conhecimento para elaboração de todo o detalhamento da subestação, desde a especificação técnica de materiais e equipamentos, utilizando sempre fabricantes e fornecedores de qualidade, especificação de serviços, até o projeto executivo, detalhando todas as interligações e interfaces do sistema para que não haja nenhum “gap” de  fornecimento nem de execução. 

Nossos projetos são todos baseados em normas e dentro das práticas modernas, sempre utilizando a criatividade para baixar custos e elevar a qualidade e confiabilidade do sistema.