Manutenção, Retrofit e Ampliação de Subestações

A Acom Energy também atua no pós venda, realizando os trabalhos de manutenção preventiva, reparos, retrofits, ampliações e adequações nas subestações, para aumento de capacidade, melhora de desempenho e adequações à NR-10.

 

Manutenção Preventiva

Realizamos esse serviço em duas etapas:

1) Diagnóstico completo da situação atual do sistema e seus componentes: Realizamos testes nos equipamentos e componentes da subestação (transformadores, painéis, disjuntores, cabos, etc) para verificar a condição de cada um deles, com o objetivo de determinar a necessidade de troca ou reforma. Também são realizados testes funcionais para checar a operação completa do sistema, detectando eventuais problemas de interfaces. Para estes testes, além dos equipamentos de comissionamento (CPC100, CT Analyzer, CMC 256 Plus, CP TD1) temos também aparelhos para medição de ponto de orvalho e ultrassom que permitem realizar diagnósticos com alta precisão;

2) Execução de limpeza, inspeção visual, reaperto e torqueamento de todas as conexões e interligações.

Nossa recomendação é que a manutenção preventiva seja realizada anualmente, para antever potenciais falhas e tomar as ações necessárias para evitar desligamentos. O custo deste serviço é insignificante, se comparado ao prejuízo por perda de produção e o custo para troca de um equipamento danificado. Além disso, quando a manutenção é realizada da maneira correta e numa base sistemática, a vida útil da subestação é aumentada, pois o desgaste causado por pontos de aquecimento devido acúmulo de sujeira, deterioração do óleo isolante nos transformadores e do gás SF6 nos disjuntores, reduz drasticamente a vida útil de todos os componentes da subestação. Fazendo uma projeção de gastos ao longo dos anos, a manutenção preventiva tem um custo x benefício excelente para os clientes.

 

Modernização, Reparos e Retrofits

Os reparos podem ser realizados para substituir equipamentos danificados ou para corrigir alguma parte do sistema que não está funcionando adequadamente. Inicialmente, nossa equipe faz todos os testes e analises em campo, para detectar todos os problemas que precisam ser resolvidos e melhorias que podem ser aplicadas. Depois disso, elaboramos um relatório detalhado de todas as ações que serão necessárias para corrigir os problemas, assim como uma proposta para aprovação do cliente, antes de iniciar os trabalhos. A modernização da subestação pode ser uma saída para o cliente que deseja ter um nível  maior de segurança e qualidade no fornecimento de energia, sem fazer grandes investimentos;

 

Ampliações

Da mesma forma que fazemos subestações completas, nossa equipe tem know-how para fazer ampliações de subestações em regime turn-key, fazendo os levantamentos e detalhamentos iniciais para definição da solução (engenharia básica), engenharia detalhada, construção civil, aquisição de materiais e equipamentos, montagem eletromecânica, comissionamento e energização. Nas ampliações também realizados uma analise crítica para determinar a melhor solução para o sistema do cliente, com o mínimo de impacto possível no sistema existente.

 

Adequação NR-10

Pelo fato da NR-10 ser uma norma relativamente nova, muitas subestações e sistemas elétricos de potência existentes não atendem plenamente as recomendações da mesma. Isso representa um risco iminente, pois além dos riscos de acidentes que podem causar perdas de vidas humanas, prejuízos financeiros e perdas materiais, ainda existe o risco de não receber um centavo do seguro, visto que as seguradoras contam com profissionais especialistas para avaliar as instalações com sinistro. Por isso, sempre recomendamos que sejam realizadas as adequações para que as subestações e demais sistemas de potência atendam às normas e leis vigentes.