O sistema Rio Madeira HVDC é um 7.100 MW ± 600 kV de alta tensão do sistema de transmissão de corrente contínua no Brasil que está sendo construído para transportar eletricidade de novas usinas hidrelétricas no rio Madeira na Bacia Amazônica aos grandes centros de carga no Sudeste do Brasil - uma distância de 2,375 km , tornando-se o link de transmissão mais longa do mundo quando encomendado em 2013-2014.

A Acom Energy fez a supervisão de montagem desse empreendimento composto por duas estações conversoras 3.150 MW, são colocados em cada extremidade da linha de transmissão , fornecendo eletricidade a partir de duas novas usinas hidrelétricas perto de Porto Velho , no noroeste do Brasil ao sudeste perto de São Paulo.

A terceira unidade será de 800 MW back-to -back estação HVDC que irá transmitir energia para a rede AC circundante no noroeste do Brasil . Esta instalação vai incluir capacitor comutado conversor (CCC) - tipo back- to-back em vez de conversores convencionais para cargas elétricas locais , proporcionando um controle contínuo e até mesmo de tensão e potência nas redes de energia mais fracos do noroeste do Brasil.

O link para a transmissão do Rio Madeira é o segundo sistema de transmissão HVDC 600 kV no Brasil. O projeto Itaipu HVDC em meados dos anos 80 foi o primeiro.